quarta-feira, 1 de abril de 2009

Vik Muniz: ensina-me a ver arte onde eu jamais sonhei!



Como expressar tudo o que senti ao ver a exposição do Vik Muniz no MAM? É difícil, mas vou tentar ... Retratos, fotos e imagens feitas do lixo, da poeira, do acúcar, do chocolate, do diamante. Imagens belíssimas criadas do que consideramos feio, sujo, do que rejeitamos do que não vemos ou não queremos ver. Ao mesmo tempo, imagens do que é gostoso e doce (feitas de chocolate e acúcar) do que consideramos belo e caro (diamantes e caviar). Vik Muniz obrigado por me inspirar e me tocar profundamente! E principalmente, por me fazer perceber que a arte está em todo o lugar, até mesmo no pó da poeira.






Vik Muniz!
Me arrebata, me inspira
Me tira do meu chão.
Me traz de volta para mim mesma, perplexa, perdida,
Mostra-me o outro lado do feio
Do sujo, do lixo, das minhas partes que não quero ver
Mostra-me a doçura, o açúcar, a poeira da vida

Ah, Vik Muniz!
Mostra-me esse mundo novo
que só você parece ver!
Antes que eu me perca nas palavras
e nessa avalanche de criatividade repentina,
ensina-me a sentir o mundo
de cabeça para baixo





Um comentário:

Tuca disse...

A exposição está de fato barbará. Comprei umas gravuras e coloquei na minha casa. As do diamante intercalada com as do lixo. Ficou bárbaro!

A